O jiu-jitsu brasileiro é uma arte marcial mundialmente famosa por seu arsenal de finalizações, popularmente chamadas de "chaves". Essas técnicas são o ápice de um combate, usadas para controlar e forçar a submissão de um oponente através de pressão calculada sobre articulações ou músculos. Neste guia, vamos detalhar 9 das finalizações mais poderosas e permitidas no esporte, que todo praticante deve conhecer.
1. Chave de Braço (Armlock)
Uma das imagens mais clássicas do jiu-jitsu, a chave de braço é uma finalização fundamental. A técnica consiste em hiperestender a articulação do cotovelo do adversário, podendo ser aplicada de diversas posições, como da guarda ou da montada, o que a torna extremamente versátil.
Como executar (da montada)
Estando na montada, isole um dos braços do oponente. Passe uma perna sobre a cabeça dele, mantendo a outra sobre seu tronco para estabilizar a posição. Junte os joelhos para limitar a movimentação, segure o pulso dele com as duas mãos para impedir que ele gire o braço e escape. O golpe final é uma alavanca: eleve seu quadril enquanto puxa o braço dele para baixo, aplicando pressão direta sobre o cotovelo.
Veja a execução:
2. Chave de Ombro (Kimura e Americana)
As chaves de ombro mais conhecidas são a Kimura e a Americana. Ambas visam a articulação do ombro, mas por ângulos diferentes, causando dor intensa e risco de lesão se não houver a desistência. São golpes clássicos aplicados a partir de posições de controle como os 100kg.
Execução da Kimura
Nos 100kg, domine o pulso do oponente com sua mão do mesmo lado, mantendo a palma da mão dele virada para o tatame. Passe seu outro braço por baixo do braço dele e segure seu próprio pulso, formando uma figura de "quatro". Para finalizar, afaste o braço dele do corpo e rotacione para cima, como se quisesse levar a mão dele às suas costas.
Execução da Americana
A posição é similar, mas o braço do oponente é dobrado com a palma da mão virada para cima. Você passa seu braço por baixo do dele e segura seu próprio pulso. A finalização ocorre ao "pintar" o tatame com a mão do oponente enquanto eleva o cotovelo dele, gerando uma pressão aguda no ombro.
3. Chave de Bíceps (Bicep Slicer)
Uma finalização surpreendente e dolorosa, a chave de bíceps comprime o músculo do bíceps contra o osso. É considerada uma técnica avançada e perigosa, sendo permitida apenas para faixas-marrão e preta em competições, devido ao alto risco de lesão muscular.
Como executar
Uma forma comum é a partir da defesa de um triângulo. Ao invés de focar na postura, você pode posicionar seu antebraço (o osso da canela, por exemplo) sobre o bíceps do oponente e usar seu corpo para gerar uma pressão esmagadora, forçando uma desistência rápida.
Veja a execução:
4. Chave de Pulso (Mão de Vaca)
Conhecida como "mão de vaca", esta é uma chave sutil, rápida e extremamente eficiente, aplicável em inúmeras situações, inclusive em defesa pessoal. Ela força a articulação do pulso além de sua amplitude natural, causando uma dor aguda e imediata.
Como executar (em pé)
Se o oponente empurra seu peito, use sua mão para cobrir a dele e a outra para controlar o cotovelo dele. Gire o pulso dele para fora enquanto o pressiona para baixo, usando o controle do cotovelo para impedir que ele alivie a pressão. A alavanca criada é muito forte e força a desistência.
5. Chave de Joelho (Kneebar)
Esta é uma chave de perna que ataca diretamente a articulação do joelho, aplicando uma pressão similar à da chave de braço. O objetivo é hiperextender o joelho na direção contrária à sua dobra natural.
Como executar
Sole uma das pernas do oponente, posicionando seu quadril diretamente contra o joelho dele. Prenda o pé dele firmemente sob sua axila e una suas pernas para travar qualquer tentativa de giro. A finalização acontece quando você arqueia as costas e empurra o quadril para frente, criando uma alavanca poderosa sobre o joelho.
Veja a execução:
6. Chave de Calcanhar (Heel Hook)
Talvez a mais temida das finalizações, a chave de calcanhar é notoriamente perigosa. Ela aplica uma força de torção no tornozelo que se transfere diretamente para os ligamentos do joelho. Uma lesão por chave de calcanhar pode ser grave e exigir cirurgia.
Como executar
A partir de uma posição de controle de pernas (como o ashi garami), trave o pé do oponente na sua axila, com o calcanhar exposto. Segure o calcanhar com o "mata-leão" dos braços (pegada mão com mão) e gire seu tronco, usando todo o seu corpo para torcer o tornozelo e, consequentemente, o joelho do adversário.
7. Chave de Panturrilha (Calf Slicer)
Assim como a chave de bíceps, esta técnica comprime o músculo (neste caso, a panturrilha) contra o osso da perna (tíbia). É uma finalização extremamente dolorosa e pode ser aplicada de várias posições, muitas vezes como uma transição ou contra-ataque.
Como executar
Uma aplicação comum é quando o oponente tenta passar sua guarda. Você pode usar sua canela como uma cunha atrás do joelho dele, prendendo a panturrilha dele. Ao puxar o pé dele em sua direção, você comprime o músculo, forçando a desistência.
Conheça os produtos da Loja do Kimono e equipe sua luta com o que há de melhor no Jiu-Jitsu:
Kimono de jiu-jitsu In The Guard:
Rash guard de jiu-jitsu In The Guard
Outros:
• Body In The Guard
• Calça de compressão In The Guard
• Top In The Guard
• Faixas Jiu-Jitsu (todas as graduações)