Pague em até 10x Sem Juros

5% de desconto no PIX

brazil Feito por quem luta

Entregamos em todo Brasil

Troca e Devolução Grátis

Aprenda a escolher o melhor tecido de kimono jiu-jítsu pra você

Neste artigo, apresentamos os tecidos para kimono de jiu-jítsu mais conhecidos no mercado, e você será capaz de descobrir qual é o tecido mais apropriado para as suas necessidades.

O que o tecido do kimono de jiu-jítsu deve suportar?



A finalidade principal do tecido do kimono é suportar os atritos constantes durante treinos e lutas de jiu-jítsu que ocorrem, em grande parte, no solo, o que exige ainda mais resistência do tecido.

E também precisa resistir ao suor do lutador, pois o corpo libera elementos deteriorantes no tecido, como ácido úrico, amônia, uréia e cloreto de sódio, elementos que enfraquecem o material ao longo do tempo.

Composição e maleabilidade do tecido de kimono de jiu-jítsu

Chamado simplesmente de “roupa de jiu-jítsu” ou de “uniforme de jiu-jítsu", o kimono tem duas partes: a de cima, chamada de wagui, e a de baixo, chamada de shitabaki.

A maioria das shitabaki (calças) é feita de sarja (brim), um tecido de algodão ou linho leve e maleável, enquanto o wagui (blusão), por sofrer maior desgaste, é feito de tecido trançado, mais robusto, feito de algodão puro ou mesclado com poliéster.

Na In The Guard, as calças do kimono de jiu-jítsu são fabricadas com tecido Rip Stop (100% algodão), que vem sendo bem aceito e sobre o qual abordaremos adiante.



O tecido do kimono pode até ser grosso, porém deve ter uma boa maleabilidade. Do contrário, irá atrapalhar sua mobilidade nas lutas, então sempre verifique a qualidade dele antes de comprar, para não haver arrependimentos.

A gramatura do tecido do kimono importa

A escolha da gramatura ideal depende do seu peso corporal. Um lutador de 120 kg não deve usar um tecido de gramatura leve, já que seu corpo produz forças e atritos maiores que o corpo de um lutador de 60 kg, o que impacta na resistência do kimono.



A gramatura do tecido é medida por metro ou centímetro quadrado, indicando a densidade material, o que impacta diretamente no peso do kimono. Na In The Guard, por exemplo, usamos um tecido com 640 gramas por metro quadrado nos kimonos para adultos.

Há lutadores que sentem incômodo com a alta gramatura e, por isso, preferem kimonos mais leves e ventilados, com tecido de gramatura mais baixa.

O kimono com tecido trançado é exigido em certas modalidades



Nas modalidades de jiu-jítsu nas quais se aplicam técnicas de puxadas pelo kimono do adversário, exige-se o uso de kimonos com tecido trançado e zonas de pegada adequadas.

Rip Stop: um tecido alternativo para kimono de jiu-jítsu

O algodão proporciona um ótimo tecido natural, bem maleável e confortável, agradável ao toque e aos olhos, permitindo a fabricação de belíssimos kimonos tradicionais de jiu-jítsu. Mas o algodão recebe manchas e se deteriora com facilidade se não for bem cuidado.

Eis, então, que o tecido Rip Stop surge para competir nos tatames.

O que significa Rip Stop?

Com nome autoexplicativo – do inglês rip = rasgo; e stop = parar –, é um tecido estruturalmente quadriculado, muito resistente a rasgos e que não desfia.



É fabricado com tecido natural ou sintético entrelaçado com fios de nylon, o que resulta em leveza, sem prejuízo à resistência. Também é mais resistente a manchas, absorve menos calor, deforma-se menos, a lavagem é simples e sua secagem é mais rápida. 

Mas há desvantagens. O conforto não é dos melhores, o que faz esse tecido ser amado por uns e odiado por outros.

Sempre opte por um kimono reforçado.

Atente-se aos pontos de reforço, porque os bons fabricantes de kimono de sarja compensam a menor resistência desse tecido adicionando pontos de reforço.



As zonas críticas que requerem reforços são: golas, ombros, axilas, cotovelos, laterais, cintura, joelhos e entre as pernas, na região chamada de “cavalo”.

Os reforços são feitos com camadas de tecido e com costuras especiais duplas. 

O tipo de tecido impacta muito no preço do kimono de jiu-jítsu?

Sim. Um kimono de tecido trançado, dependendo da gramatura e da qualidade, chega a custar de 3 a 5 vezes mais, ou até mais, e isso pode ser um fator determinante para quem está iniciando e precisa comprar um kimono de jiu-jítsu.

Mas não se preocupe, porque há excelentes fabricantes que fazem kimonos com ótimo custo-benefício e que não deixam nada a desejar em seus kimonos, seja kimono de sarja, kimono de tecido trançado ou kimono de Rip Stop.

Como vimos, não existe o melhor kimono de jiu-jítsu, nem mesmo o melhor tecido. Existe o melhor kimono para as necessidades, objetivos, bolso e gosto de cada lutador.

Clique aqui para descobrir o kimono In The Guard perfeito para você.



Não há POsts neste departamento